“É como se fosse uma borboleta…” – Assim Lucio Costa via a cidade que projetou.
Do papel para realidade, nasceu Brasília – idealizada, projetada, amada. Também dessa forma nascem os trabalhos dos designers – com técnica, criatividade e beleza.
A idéia do concurso “O Design e a Capital” e desta exposição é mostrar a cidade por meio de suas características peculiares, como as linhas que a tornam tão única, as paisagens do cotidiano, a interação do morador com sua cidade, a visão do designer sobre a cidade.
Da mesma forma que o projeto urbanístico de Lúcio Costa nasceu de associações criativas com uma borboleta, a proposta desses postais é demonstrar que o design gráfico, usado como ferramenta de inovação visual e conceitual, pode transformar o cartão-postal da cidade. Em oposição às velhas fotos de paisagens e monumentos, o desafio é tornar a peça gráfica atrativa, comunicativa e original.
O símbolo do evento é uma homenagem a essa transformação do olhar! A mostra também comemora o Dia do Designer – 5 de novembro – e homenageia Aloísio Magalhães, pioneiro do design gráfico no Brasil, nascido nessa data.
A Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal promoveu o concurso de postais e realiza esta exposição, conciliando os objetivos de promover os profissionais e estudantes de design gráfico, divulgar seus trabalhos, difundir a importância da atividade e posicionar-se como referência para o mercado.
Aproveite a exposição! Seja com olhar de designer, olhar de quem sonha, olhar de morador de Brasília, olhar de curioso… olhar transformado!